TRaC lança ferramentas de teste para veículos elétricos
A TRaC anunciou estar preparada para apoiar a indústria automóvel com um conjunto de ferramentas de teste e análise dedicados a veículos elétricos.
A expansão da utilização de veículos elétricos apresenta diversos desafios no que toca ao desenvolvimento de infraestruturas para o recarregamento das baterias. Esta infraestrutura deverá ser simples, segura e o mais universal possível, tal como acontece com os sistemas de abastecimento de gasolina ou óleo diesel.
Durante 2010 a Comissão Europeia atribuiu às entidades de padronizações europeias – CENELEC, CEN e ETSI, a tarefa de desenvolver uma plataforma comum de recarregamento de veículos elétricos na Europa. O objetivo é garantir a disponibilidade de estações de recarregamento seguras e capazes de garantirem a harmonização com a rede elétrica, evitando picos de consumo que poderiam impedir o adequado fornecimento de energia elétrica. As baterias deverão ser recarregadas predominantemente fora dos horários de pico.
A TraC tem acompanhado a evolução dos standards nesta área, através do seu diretor para EMC e segurança, Steve Hayes, nomeado especialista inglês para o grupo de trabalho da Comissão Europeia.
A construção de uma infraestrutura deste tipo vai muito além do simples carregamento de baterias. A quantidade de energia envolvida é bastante significativa, sendo que se torna essencial garantir, por um lado, a segurança dos utilizadores e, por outro lado, evitar que a rede elétrica não seja sobrecarregada.
Terão de ser cumpridos diversos requisitos já regulamentados, sendo ainda de esperar que novos regulamentos surjam entretanto, à medida que o processo de padronização decorre. Durante os próximos tempos terão de ser resolvidas diversas questões, algumas relativamente evidentes, como definir um conector comum, e outras um pouco mais sutis, como limitar interferências eletromagnética ou perturbações na rede elétrica. É também importante definir um standard de comunicação entre os veículos e as estações de carga.
www.tracglobal.com
Fonte: Elektor on line
A expansão da utilização de veículos elétricos apresenta diversos desafios no que toca ao desenvolvimento de infraestruturas para o recarregamento das baterias. Esta infraestrutura deverá ser simples, segura e o mais universal possível, tal como acontece com os sistemas de abastecimento de gasolina ou óleo diesel.
Durante 2010 a Comissão Europeia atribuiu às entidades de padronizações europeias – CENELEC, CEN e ETSI, a tarefa de desenvolver uma plataforma comum de recarregamento de veículos elétricos na Europa. O objetivo é garantir a disponibilidade de estações de recarregamento seguras e capazes de garantirem a harmonização com a rede elétrica, evitando picos de consumo que poderiam impedir o adequado fornecimento de energia elétrica. As baterias deverão ser recarregadas predominantemente fora dos horários de pico.
A TraC tem acompanhado a evolução dos standards nesta área, através do seu diretor para EMC e segurança, Steve Hayes, nomeado especialista inglês para o grupo de trabalho da Comissão Europeia.
A construção de uma infraestrutura deste tipo vai muito além do simples carregamento de baterias. A quantidade de energia envolvida é bastante significativa, sendo que se torna essencial garantir, por um lado, a segurança dos utilizadores e, por outro lado, evitar que a rede elétrica não seja sobrecarregada.
Terão de ser cumpridos diversos requisitos já regulamentados, sendo ainda de esperar que novos regulamentos surjam entretanto, à medida que o processo de padronização decorre. Durante os próximos tempos terão de ser resolvidas diversas questões, algumas relativamente evidentes, como definir um conector comum, e outras um pouco mais sutis, como limitar interferências eletromagnética ou perturbações na rede elétrica. É também importante definir um standard de comunicação entre os veículos e as estações de carga.
www.tracglobal.com
Fonte: Elektor on line