Casas Inteligentes – Alta tecnologia para monitoramento e segurança do lar

No futuro, o ambiente doméstico será capaz de reconhecer objetos e situações, protegendo crianças, adultos e principalmente idosos.


Para a Intel, no futuro as casas poderão ser totalmente controladas por meio da tecnologia “Smart Computing Islands” (Ilhas Computadorizadas Inteligentes). O cotidiano das pessoas será protegido e facilitado por casas inteligentes capazes de reconhecer quaisquer eventualidades como, por exemplo, a queda de um idoso ou um vazamento de gás. A eficiência da tecnologia permitirá que a rotina e os hábitos dos moradores sejam identificados e que os aparelhos avisem o resgate, o plano de saúde ou até mesmo a polícia em caso de necessidade. O desenvolvimento deste tipo de tecnologia é especialmente importante para oferecer autonomia e suporte para idosos que moram ou ficam sozinhos.

Na demonstração realizada durante o Research@Intel Day 2011 em San Jose, Califórnia, a Intel mostrou as capacidades tecnológicas da nova criação. Toda baseada em Cloud Computing, a casa digital terá o monitoramento das atividades feito através de sensores conectados por uma rede Wi-Fi. Um dispositivo touch screen permite que informações complementares sejam incluídas no sistema. Ao se deparar com uma movimentação fora do comum, o sistema é capaz de enviar avisos para um contato pré-configurado: um membro da família, o seguro de saúde ou até mesmo o hospital mais próximo. A inovação também ajudará a entender como as pessoas se relacionam com o ambiente doméstico e acelerar inovações nas áreas de saúde e segurança.

Muki Hansteen-Izora, pesquisador da Intel, mostra como os dados coletados pela casa do futuro são armazenados e podem ajudar a acelerar a criação e adoção de novas tecnologias para o monitoramento da saúde de pessoas idosas.

O Reaseach@Intel Day é o evento anual do Intel Labs que reúne as principais inovações que a Intel e seus parceiros acadêmicos e de negócios estão criando hoje para resolver os problemas de amanhã. Em 2011, mais de 35 projetos transformadores estão sendo demonstrados, em áreas que vão de computação visual e segurança na Internet até experiências interativas alimentadas por alta tecnologia.

Fonte: Saber Eletronica on line

Postagens mais visitadas deste blog

Programação de um CLP: Modos de programação

The Mystery of USB Chargers

Subwoofer Repair