STMicroelectronics recebe o Prêmio Nacional de Inovação Italiano

Na Itália, o presidente da república, Giorgio Napolitano, concede o Prêmio Nacional de Inovação, ao time de MEMS (Sistemas Micro Eletro-Mecânicos) da STMicroelectronics, representados pelo CEO Paolo Ferrari.

Premiado pelo desenvolvimento do primeiro giroscópio digital de três eixos do mundo . Um desenvolvimento alcançado em tempo recorde: apenas 200 dias a partir da descrição do projeto para volumes de produção.

O prêmio foi dado ao projeto que levou à criação do primeiro giroscópio digital de três eixos no mundo utilizados em telefones celulares e sistemas eletrônicos de consumo.

O projeto chamado "Fast & Furious" já havia vencido o prêmio CEO da Década concedido pelo Presidente e CEO Carlo Bozotti no programa STAR 2011 da STMicroelectronics, a seu alto nível de inovação e por permitir que a Companhia esteja em um novo mercado com perspectivas de grande crescimento para o futuro.

De acordo com a empresa independente de pesquisa de mercado IHS iSuppli, o novo dispositivo tem gerado um volume de negócios de mais de US $ 100 milhões em 2010, que aumentam rapidamente em 2011, devido às novas aplicações em smartphones e tablet. O giroscópio de três eixos-digital, que utiliza tecnologia de MEMS é provavelmente o mais ambicioso sensor micromecânico já desenvolvido.

Há dois chips, montados um acima do outro em um único encapsulamento. O componente mecânico é uma margarida pequena e consiste em centenas de tiras de silicone vibrando. Seu movimento gera uma pequena diferença de tensão, analisados ​​e processados ​​em tempo real a partir do componente eletrônico. O dispositivo, sente o movimento no espaço tridimensional e transforma-o em informações que podem ser usadas pelo processador do telefone celular, media player ou videogame no qual está inserido. A STMicro, já é o fornecedor, líder mundial de aplicações de MEMS em eletrônicos portáteis e de consumo com mais de 20% do mercado em 2010.

Benedetto Vigna, Vice-Presidente e Gerente Geral da Divisão de MEMS, Sensores e Analógicos de alta precisão da STMicroelectronics, comentou: "Com este projeto enfrentamos e vencemos um desafio quase impossível. O volume de produção, de fato, começou com menos de 200 dias. Um record, especialmente dada a complexidade: era um dispositivo novo, tivemos de desenvolver a partir do zero, com um processo manufatureiro praticamente novo e com restrições de custo rigorosos ".

Fonte: SABER ELETRÔNICA ONLINE

Postagens mais visitadas deste blog

Programação de um CLP: Modos de programação

The Mystery of USB Chargers

Subwoofer Repair