HMS aumenta sua conectividade em rede a dispositivos com suporte CAN
O Anybus® Communicator CAN TM possibilita a comunicação entre qualquer dispositivo industrial com interface CAN e uma rede industrial selecionada. Na sequência do lançamento inicial, que oferecia conectividade a 6 redes, a HMS oferece agora 11 bus de campo principais e redes Ethernet industriais.
- CANopen;
- CC-Link (nova);
- ControlNet (nova);
- DeviceNet;
- Modbus RTU (nova);
- Profibus;
- EtherCAT (nova);
- EtherNet/IP;
- Modbus TCP (nova);
- Profinet;
- Profinet-IRT (nova).
Usuários e aplicações típicas
O CAN Anybus Communicator facilita a vida dos integradores de sistemas e dos programadores de rede, permitindo uma conexão rápida e fácil dos dispositivos com suporte CAN a uma rede de nível superior. Os dispositivos típicos incluem drives de frequência, sensores, atuadores, interfaces homem-máquina, leitores de código de barras, leitores RFID, balanças e outros tipos de maquinaria industrial.
“Existe uma grande necessidade de se conectar dispositivos de automação industrial com suporte CAN a diferentes redes industriais. Esta necessidade é confirmada pela resposta do mercado ao primeiro lançamento realizado em julho, sendo o produto já implementado em larga escala pelos clientes. Até agora, as redes com maior procura foram a EtherNet/IP e a DeviceNet, mas também pudemos registrar um aumento das encomendas por parte dos usuários Profinet. Com este novo lançamento completamos, assim, a oferta Anybus com a promessa de uma conectividade a qualquer rede Ethernet ou bus de campo”, comenta Martin Falkman, diretor da Linha de Produtos Gateway da HMS.
Destaques técnicos
Qualquer dispositivo equipado com um protocolo CAN 2.0 A (ou B) pode ser conetado sem necessitar de alterar o hardware ou software dos dispositivos CAN. Isso permite que os dispositivos de automação, mesmo aqueles com comunicação CAN mais lenta, sejam integrados em redes bus de campo/Ethernet de alta velocidade sem quaisquer restrições em relação à rede superior.
O Gerenciador Anybus Configuration está incluído no Communicator CAN, permitindo a criação de frames visuais CAN sem qualquer programa ou competências de programação.Para saber mais visite: www.anybus.com/products/abccan.Shtml
Módulos de E/S com display integrado e proteção contra manipulação
Há mais de quatro anos que os módulos de E/S da Balluff (com as suas até 32 entradas e saídas) vêm demonstrando ser indispensáveis para a indústria da construção de máquinas e de automação. As características que mais se destacam incluem a caixa totalmente revestida com zinco fundido reforçado, o perfil plano com extremidades arredondadas, os displays amplos e nítidos, assim como a facilidade da montagem com apenas dois pontos de fixação.
A nova geração de módulos está agora disponível para CC-Link, Ethernet/IP e Profinet. Estarão disponíveis em breve versões para outros bus de campo normalmente utilizados.
Estes novos módulos de E/S de bus de campo possuem um display LCD iluminado que abre novas portas aos operadores em matéria de configuração, manutenção e reparação. A velocidade de transmissão, o endereço de nó e as informações relativas ao hardware e software do módulo, entre outros, podem agora ser visualizados, tornando os diagnósticos e a disponibilidade do sistema consideravelmente mais simples. As fixações mecânicas, tais como interruptores rotativos propensos a danos podem ser completamente eliminadas. Isto torna a nova geração IP 67 ainda mais robusta e fiável do que a série anterior.
O guia do menu, no grande display de elevada resolução, oferece uma utilização fácil e evidente. São utilizadas duas teclas para introduzir e apresentar cada um dos tópicos de menu. Uma característica de destaque é a proteção contra manipulação integrada. Isto significa que os displays podem ser bloqueados pelo CLP, impedindo o acesso não autorizado.
Eles também estão equipados com uma função de busca e salvamento integrada. Dois LEDs controlados pelo CLP permitem que o operador visualize os eventos pré-definidos, que não são específicos do módulo ou da porta, diretamente no local onde o evento ocorre.
De especial interesse é também o servidor web integrado, uma característica específica das versões do módulo Ethernet/IP e Profinet.Ao utilizar um browser de Internet padrão, o usuário tem acesso a funções de diagnóstico abrangentes, tais como o display de todos os indicadores LED localizados no módulo. Nas "Propriedades do dispositivo" é possível, por exemplo, parametrizar os dispositivos conectados na porta de ligação E/S. Outras características estão disponíveis nas funções "Configurações", a exemplo da atribuição dos endereços IP.
Eaton fortalece presença no mercado brasileiro de média tensão
A Eaton, tem enxergado oportunidades claras no setor elétrico brasileiro. O aumento do número de empresas e estabelecimentos comerciais, aliado a crescente demanda por construções inteligentes tem criado a demanda por materiais mais sofisticados para o controle da energia. Paralelo a isso, a segurança nos locais onde a força é controlada, é exigência básica para evitar danos às pessoas e locais.
Atenta a esta necessidade, a Eaton desenvolveu W-VACi, disjuntor de média tensão ideal para aplicações em centro de cargas, subestações e geradores em geral, encontrados em aeroportos, hospitais, shoppings centers, instalações comerciais, estações de água, de gás, e indústrias de diversos setores. O produto também é uma alternativa para serviços de retrofit em disjuntores obsoletos.
Lançado mundialmente em 2011, o W-VACi tem sido muito bem aceito no Brasil. O disjuntor atua com sistema de interrupção a partir de ampolas a vácuo, que dispensam o uso do SF6 (hexafluoreto de enxofre), gás muito utilizado em painéis de média tensão e que acaba destruindo a camada de ozônio. Trata-se, portanto, de um produto “verde”. “Devido às suas dimensões compactas, o WVACi proporciona até mesmo a redução do tamanho dos painéis elétricos, o que otimiza o espaço físico”, destaca o gerente de produtos de média voltagem da divisão Elétrica da Eaton, Raphael Nadruz.
A segurança também foi reforçada no W-VACi, por isso os polos são encapsulado por resina epóxi, que aumenta a isolação elétrica e mecânica ao disjuntor. “Desenvolvemos um mecanismo modular e universal, que facilita e proporciona uma grande flexibilidade a manutenção”, explica Nadruz.
O W-VACi é um disjuntor de média tensão, capaz de transmitir corrente elétrica entre 630 A a 4.000 A, e com apresentação em três opções-padrão para o Brasil: 5 kV, 17,5 kV e 24 kV, com capacidade de interrupção de até 50 kA. Todos os modelos atendem às normas IEC (International Electrotechnical Commission), órgão que define as condições que o disjuntor deve suportar, como calor excessivo ou alta altitude.
Estão abertas as inscrições para o Intel Developer Forum Brasil
A Intel Brasil anuncia que estão abertas as inscrições para o Intel Developer Forum Brasil, maior e mais importante evento mundial da empresa voltado para desenvolvedores de tecnologia, que acontecerá no dia 15 de maio de 2012, no Complexo do World Trade Center, em São Paulo.
O Intel Developer Forum é o maior evento mundial da Intel, unindo empresas, cientistas, executivos e profissionais da indústria para demonstrar inovações e discutir os rumos da indústria. O evento, que acontece desde 1997 em São Francisco e Pequim, é marcado por anúncios e discussões sobre futuros produtos e soluções baseadas em tecnologias desenvolvidas pela Intel e seus parceiros.
O IDF Brasil consistirá em um dia de colaboração ininterrupta com profissionais que estão à frente da tecnologia no mundo. Desde palestras programáticas até aprendizado técnico com atividades práticas, prepare-se para participar de um dos maiores eventos de tecnologia do ano.
Os interessados em se inscrever para participar do IDF Brasil podem fazê-lo acessando o site oficial do evento. Até o dia 25 de março, as inscrições terão o preço promocional de R$ 500,00.
MAC 502, o novo e potente leitor de códigos universal para todas as situações
Com o seu leitor MAC502, a Pepperl + Fuchs lança um inovador leitor de códigos universal fixo que permite ler todos os códigos comuns 1-D e 2-D (26 simbologias de códigos diferentes) a velocidades bastante elevadas que vão até 10 m/s e 30 leituras por segundo.
Ambos os leitores tem uma elevada profundidade de pormenorização, podendo ler, de forma eficaz, distâncias de 60 mm a 190 mm sem a necessidade de qualquer modificação mecânica ou eletrônica. O amplo campo de leitura de 110 mm x 70 mm permite detectar de forma eficaz códigos Data Matrix pequenos e códigos de barras grandes. A instalação do software para parametrizar e operar os leitores de código não requer muito tempo, dado que estas tarefas são executadas por uma interface web moderna, fornecida por um servidor web integrado no leitor de códigos. Para tal, é necessário que o leitor de códigos esteja conectado à rede da empresa ou a um PC através da interface Ethernet integrada. Para aceder à interface web, é necessário inserir o endereço IP do leitor na barra de endereço de qualquer navegador de Internet, de modo a que o leitor de códigos possa ser configurado em qualquer PC com uma interface de utilizador apropriada.
O leitor de códigos dispõe de um resultado de qualidade de código para evitar a perda de leituras. Se este for inferior ao valor predefinido, o utilizador é avisado atempadamente. O MAC502 possui muitas outras funções importantes. Estas funções englobam uma memória automática de imagens de erro, uma função multicódigos que lê até quatro códigos diferentes em simultâneo e um modo burst para gravar códigos lidos numa rápida sucessão. Estes códigos podem ser avaliados posteriormente. Outra característica do leitor de códigos são as suas interfaces Ethernet e RS232. A interface RS232 pode ser ligada à caixa de interface CBX800, de modo a permitir a implementação de todas as interfaces de bus comuns (incluindo PROFIBUS, PROFINET e DeviceNet). Equipado com conectores M12 fixos com parafuso e protecção IP65, o MAC502 é ideal para ser utilizado em ambientes industriais agressivos.
Vista geral das principais características:
- Lê todos os códigos comuns 1-D e 2-D em velocidades que atingem os 10 m/s e 30 leituras por segundo;
- Leituras de elevado alcance: 60 mm a 190 mm;
- Grande área de leitura de até 110 mm x 70 mm;
- Modo burst: para gravar códigos recebidos em rápida sucessão;
- Multicódigos: leitura em simultâneo de até quatro códigos diferentes;
- Código correspondente;
- Resultado da qualidade do código;
- Interfaces: RS232 e Ethernet.
EPLAN Fluid: mais de 1000 macros hidráulicas
Um novo e abrangente pacote de dados mestre para hidráulica preenche, agora, a lacuna que existia entre fluido e desenho mecânico. As mais de 1000 novas macros de fluido hidráulico presentes no EPLAN Fluid aceleram e simplificam a documentação interdisciplinar.
As vantagens de um conjunto comum de documentação de controle de tecnologia para as engenharias de fluido e elétrica são bem conhecidas, uma perspectiva sobre a hidráulica oferece bem mais potencial. O EPLAN Fluid proporciona aos usuários, desde o início, um abrangente "pacote de dados de fluido", contendo mais de 1000 macros hidráulicas. A combinação entre a funcionalidade CAE (Engenharia Apoiada por Computador) e as novas macros, oferece vantagens imbatíveis ao design hidráulico, especialmente em matéria de engenharia mecânica. Esta combinação apresenta um alto padrão de documentação gráfica de acordo com as normas em vigor e um sistema modular para subplacas, unidades de potência hidráulica, disposições tipo sanduíche.
Bloco de Redundância da Norgren
A Norgren possui Blocos de Redundância em três versões, conforme a aplicação do cliente: 2oo1, 2oo2 e 2oo3. Versões em Alumínio, Latão e Aço Inox.
2oo1 (Two out of One) – Bloco de Segurança: Duas válvulas solenoides em redundância. Caso uma delas apresente falha (desligamento), o processo é interrompido. O processo só funciona com as duas válvulas acionadas simultaneamente.
2oo2 (Two out of two) – Bloco de Disponibilidade: Caso uma válvula desligue, a outra mantém o processo em funcionamento. Usado para manter sistemas que não podem sofrer interrupção durante o processo.
2oo3 (Two out of three) – Bloco de Redundância completo:
Combina as duas funções descritas acima e é indicado para sistemas que exigem alta segurança, pois monitora falhas elétricas e falhas mecânicas das válvulas solenoides. muito mais. Quais dados técnicos devem ser incluídos no esquema hidráulico? Quais configurações são necessárias para o interruptor de pressão e como são representadas da melhor forma no esquema? A EPLAN Fluid oferece a solução ideal para a documentação de alta qualidade através de uma combinação de macros, por exemplo, interruptores de pressão e tabelas de dados associadas.
Perspectiva: rotação e espelhamento
As novas macros são todas projetadas para rodar e espelhar, de forma inteligente, os elementos de fluido; uma função presente na próxima versão do EPLAN Fluid.
Antecedentes: Nos esquemas é muitas vezes necessário representar o movimento dos cilindros em direções opostas e, correspondentemente, controlá-los. Idealmente, o usuário tem apenas que conceber meio interruptor e completar a documentação utilizando as novas funções apropriadas para rotação e espelhamento. As macros fornecem uma excelente base para os principais usuários e administradores.
Macros inteligentes
A alta diversidade de filtros e combinações bomba/motor de unidades de potência dá origem, muitas vezes, a uma documentação que difere apenas em pequenos detalhes.
As tecnologias EPLAN, tais como a tecnologia variante e opções de projeto, são a base da criação de macros inteligentes que podem ser imediatamente alteradas no plano de fluido. Um sistema modular facilita a criação de diferentes variantes de subplacas coletivas. Este sistema oferece a forma mais fácil de montar seções.
Ponto de interesse para os fabricantes
A coleção de macros é o ponto de partida ideal para os fabricantes de fluidos de componentes no setor da indústria hidráulica. Estes também podem utilizar o Portal de Dados EPLAN para disponibilizar os seus dados de componentes. O multiplicador perfeito. Enquanto as macros neutras disponíveis pelo EPLAN Fluid podem ser utilizadas por diferentes fabricantes, os dados de componentes no Portal de Dados EPLAN estão associados a um fabricante específico e fornecem uma base sólida de engenharia, quando combinados com documentos adicionais, tais como fichas técnicas, fotos de componentes e 2D e dados 3D. Nova plataforma de microcontroladores “Wolverine”, da Texas Instruments, reduz o consumo de energia em 50% em relação a qualquer microcontrolador do segmento
Nova plataforma de microcontroladores “Wolverine”, da Texas Instruments, reduz o consumo de energia em 50% em relação a qualquer microcontrolador do segmento
Nova plataforma de microcontroladores MSP430™ amplia ainda mais os limites do baixo consumo, aproximando os usuários de um mundo sem baterias.
Imagine um dispositivo em forma de anel que permita a interação intuitiva, sem toque, com o mundo digital apenas pelo movimento de seus dedos. Imagine um painel solar do tamanho de um microcontrolador que permita inteligência ambiental em qualquer edifício. Imagine integrar capacidades de sensibilidade ao monóxido de carbono, controle de termostato e segurança biométrica a um detector de fumaça, sem aumentar o seu tamanho. Este mundo mais inteligente, mais verde e sem baterias está rapidamente tornando-se realidade, com a plataforma de microcontroladores de baixa potência da Texas Instruments Incorporated.
Batizado internamente de “Wolverine”, por sua tecnologia agressiva de economia de energia, esta plataforma de microcontroladores MSP430 de potência ultrabaixa oferece consumo pelo menos 50% inferior a qualquer microcontrolador do segmento (360 nA em modo real-time clock (RTC) e menos de 100 μA/MHz em modo ativo). Os primeiros dispositivos baseados nesta plataforma estarão na série MSP430FR58xx, com disponibilidade programada para junho de 2012.
“Dispositivos de uso diário, como medidores de glicose e detectores de fumaça estão demonstrando níveis de desempenho cada vez maiores, com longevidade da bateria de 10 a 20 anos, e esta tendência está se espalhando por uma infinidade de aplicações”, disse Kevin Wang, analista-chefe da iSuppli na China. “A arquitetura revolucionária de baixa potência, da Wolverine, está determinando um novo padrão para o setor e permitirá a proliferação dos produtos de baixa potência. Dos produtos de consumo aos setores médico e industrial, o céu é o limite.”
A plataforma “Wolverine” oferece o menor nível de consumo de energia em qualquer caso de uso, se comparada a qualquer microcontrolador do setor – o menor consumo em modo ativo, standby e de memória e periféricos. Por exemplo, as aplicações típicas movidas a bateria gastam até 99,9% do seu tempo em modo standby, e os microcontroladores baseados na “Wolverine” consomem 360 nA em modo standby, mais que dobrando a duração da bateria. A Texas Instruments segue com seu legado de pioneirismo nas últimas tecnologias de baixo consumo com a arquitetura de sistema e a tecnologia de consumo ultrabaixo da plataforma de microcontroladores “Wolverine”:
Inovação com a singular tecnologia de fabricação de ultra low leakage (ULL)
A TI desenvolveu esta tecnologia ULL que oferece uma melhora de 10x na redução da corrente de fuga e nas capacidades otimizadas de sinais mistos. A aprimorada tecnologia de fabricação de 130 nm, a arquitetura de potência ultrabaixa MSP430 e mais de 30 componentes analógicos e digitais com potência otimizada combinados são alguns dos elementos integrados que geram redução drástica do consumo de energia.
Desempenho sem igual e confiabilidade via FRAM unificada
Tirando vantagem da FRAM, a memória de mais baixo consumo do mundo, os microcontroladores baseados na “Wolverine” podem operar com menos de 100 μA/MHz em modo ativo, e consumir 250x menos energia por bit, se comparados aos microcontroladores baseados em Flash e EEPROM. Além destas vantagens de potência, a FRAM é 100% não volátil, o que oferece aos desenvolvedores baixo consumo, velocidade e flexibilidade de SRAM ao mesmo tempo que retém a capacidade-chave de armazenamento no-power da Flash. Os clientes não estão limitados às proporções específicas de “memória para dados” inerente aos sistemas integrados tradicionais – eles podem mudar esta proporção a qualquer momento no ciclo de design.
A plataforma MSP430 da Texas Instruments tem sido a líder em baixa potência por mais de uma década. Esta nova arquitetura de potência ultrabaixa reduz dramaticamente o consumo de energia com um tempo de despertar de 6,5 µs e periféricos de alta precisão como gerenciamento interno de potência e um conversor analógico- digital (ADC) de 12 bits com 75 μA. Todos os microcontroladores da Texas Instruments também têm seu valor aumentado pelo software e pacote de recursos MSP430Ware™, bem como pelas ferramentas de software para otimização de código de baixa potência. O MSP430Ware™ permite aos desenvolvedores acessarem de forma imediata e filtrarem facilmente todos os recursos de projeto do microcontrolador MSP430 por dispositivo, ferramenta ou biblioteca de software para simplificar de forma significativa o projeto e diminuir o prazo até o lançamento.
Preço e disponibilidade
Os “Wolverines” estarão disponíveis para amostras em junho de 2012. Os desenvolvedores de projetos de potência ultrabaixa podem começar o desenvolvimento com o portfólio existente da Texas Instruments, de quase 500 microcontroladores MSP430.A facilidade de projeto é uma oferta fundamental dos microcontroladores MSP430, com uma ampla variedade de ferramentas, software e suporte para ajudar os clientes a iniciar o desenvolvimento rapidamente.
Elipse apresenta suas soluções no ISA 2011
Desde 1995, ano em que foi promovida a primeira edição da feira, a empresa expõe seus produtos no evento.
De 8 a 10 de novembro, a Elipse Software estará participando do Brazil Automation ISA 2011, o 15° Congresso Internacional e Exposição Sul-Americana de Automação, Sistemas e Instrumentação, que será realizado em São Paulo. Uma participação, diga-se de passagem, especial pelo fato da empresa, especializada no desenvolvimento de soluções para automação industrial, estar completando 25 anos de existência.
Ao longo de seus 25 anos, a Elipse esteve presente em inúmeras feiras tanto no Brasil quanto no exterior. No caso da ISA, a primeira delas ocorreu em território estrangeiro, mais especificamente no ISA Chicago, nos Estados Unidos, em 1993. Dois anos mais tarde, viria a primeira participação da empresa no Brazil Automation ISA, curiosamente no ano que marcou a primeira edição da exposição no país. A partir daí, a Elipse compareceu em praticamente todas as demais edições, divulgando e comercializando seus produtos. Neste ano, a empresa apresentará os softwares Elipse E3, Elipse Power e Elipse Plant Manager em seu estande de número 17, localizado próximo à entrada do Pavilhão Branco do Expo Center Norte, sede do encontro, considerado o maior nas áreas de instrumentação e automação industrial da América Latina. Importante lembrar que o horário de visitação é das 13h às 20h. Confira abaixo um breve resumo sobre as três soluções a serem apresentados pela empresa na feira:
O Elipse E3 (SCADA) apresenta uma arquitetura totalmente direcionada à operação em rede e aplicações distribuídas. Um sistema completo de supervisão e controle de processos, capaz de atender os mais modernos requisitos de conectividade, flexibilidade e confiabilidade do mercado. Em função disso, permite um rápido desenvolvimento de aplicações com alta capacidade de comunicação e garantia de expansão, preservando os investimentos.
O Elipse Plant Manager (PIMS) é um historiador de processos capaz de coletar, consolidar e armazenar dados provenientes de várias fontes de tempo real ou históricas. Uma solução completa em termos de processamento da informação e que possibilita desenvolver aplicações de inteligência industrial e análise de dados, auxiliando na tomada de decisões e na melhoria de toda a cadeia produtiva.
O Elipse Power é um produto criado para garantir mais segurança e eficiência à operação de subestações, redes de transmissão e distribuição de energia elétrica. O software apresenta um conjunto de sofisticados aplicativos, como Fluxo de Potência e Descarte de Cargas. A solução conta também com um ambiente de simulação que facilita a integração entre os setores de pré e pós-operação com o centro de controle.
Dürr vende o Robô de Pintura nº 6000
O sucesso da Dürr em tecnologia robótica continua. Em setembro de 2011, o Grupo recebeu sua encomenda de número seis mil para o fornecimento do seu robô de pintura EcoRP, depois de já ter alcançado a marca dos cinco mil em fevereiro de 2011.
O robô 6000 está instalado junto com mais “três colegas” na Ford, em Craiova (Romênia). Em 2011 a área de tecnologia de aplicação, onde as atividades de tecnologia robótica e de aplicação estão concentradas, aumentou suas vendas de 270 para 400 milhões de Euros. Motivo para tal crescimento é a forte demanda da indústria automobilística.
O Dr. Hans Schumacher, chefe da Área de Tecnologia de Aplicação na Dürr diz: “Na indústria automotiva os robôs de pintura da Dürr representam mais flexibilidade, troca de tinta em questão de segundos e reprodutibilidade dos resultados da mais alta qualidade.” Desde o seu lançamento, os robôs da Dürr foram os precursores para a automatização da aplicação de pintura - inicialmente no revestimento das partes externas da carroceria e hoje, cada vez mais frequente, na pintura de interiores de automóveis e componentes.
No momento, nas fábricas de automóveis alemãs mais de 1.200 robôs da Dürr garantem o perfeito acabamento; na China são mais de 1.000. Em 2011, o mercado global para robôs de pintura cresceu em uma nova dimensão. Até o fim do ano foram recebidas cerca de 2.200 encomendas, com isso o volume do mercado ficou acima do nível pré-crise de cerca de 1.600 pedidos. Neste negócio, a Dürr é visivelmente a líder mundial do mercado. A base para isso é o know-how adquirido ao longo das décadas em todas as áreas do processo de pintura. Além disso, a Dürr é a única empresa, que além dos robôs, oferece também toda a tecnologia de aplicação e de fornecimento de tinta. Incluem-se ainda produtos de alta tecnologia, como atomizador eletrostático de alta rotação, trocador de tinta que não desperdiça material e software. Robôs de manipulação na cabine de pintura para abrir portas e capô completam o portfólio da Dürr.
Além da tecnologia de pintura, a tecnologia de aplicação da Dürr em áreas adjacentes é também bem-sucedida. Cerca de 1.000 robôs totalmente equipados já foram vendidos para vedação de solda em carrocerias e para a aplicação de proteção das partes inferiores e tapetes de isolação acústica em spray. Outra área em crescimento é a tecnologia adesiva para junção de componentes na estrutura de carroceria e na montagem de carros.
Ralf Dieter, Diretor-presidente da Dürr AG, afirma: "Em 2011 pudemos registrar uma duplicação dos pedidos já esperada de quase 600 milhões de Euros na tecnologia de aplicação. Os fatores que conduziram a isso foram a expansão da capacidade na indústria automotiva e a crescente automatização do processo de pintura". Baseados nisso, o volume de negócios de tecnologia de aplicação continua a aumentar em 2012.
DAKOL lança novo CLP+IHM 12,1
A DAKOL acaba de lançar no mercado o novo CLP+IHM, com display de 12.1’’, 65 mil cores, resolução de 800x600 (SVGA), que pode ser programado através do Visilogic (fornecido sem custo) integrante da sua linha Vision, destinado a processos de automação industrial.
Com proteção frontal IP66, o Vision1210 é recomendado também para a indústria alimentícia, já que dispõe de um painel frontal reto, que não acumula sujeira ou impurezas.
O controlador possibilita a conexão de até 1024 pontos de Entradas/Saída: analógicos, digitais, termopar, Pt100 e entrada rápida.
Os protocolos de comunicação MODBUS Mestre/Escravo, CANOpen, UniCAN estão disponíveis para a conectividade com diversos dispositivos. A comunicação com dispositivos externos pode ser realizada através das duas portas RS-232/- 485 disponíveis como padrão ou da porta Ethernet (opcional).
A linguagem Ladder é utilizada para a confecção da lógica do CLP sendo que diversas funcionalidades de software, como utilitários de acesso remoto, OPC/DDE Server, Web Server estão disponíveis sem qualquer custo adicional. Até 24 loops PID podem ser configurados e o display colorido exibe dados e gráficos. Possui memória interna tem 2 MB de lógica de aplicação, além de 1 MB para fontes e 32 MB para imagens.
ABINEE TEC 2012: iniciada comercialização de espaços
A ABINEE iniciou a comercialização de espaços para exposição no ABINEE TEC 2012 - Fórum de Sustentabilidade, Energias Renováveis, Eficiência Energética e Normalização , que será realizado de 3 a 5 de setembro de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O espaço reservado, no formato table top, servirá para que empresas e entidades apresentem ao público visitante suas atividades no campo da sustentabilidade, energias renováveis e eficiência energética, possibilitando seu contato direto com fabricantes e integradores de sistemas das diferentes cadeias produtivas. No Fórum, os temas serão abordados através de Seminários e Talk Show, buscando sempre destacar, em cada um deles as inovações, as tendências, as soluções e os programas de investimentos. Antecipe a adesão e garanta a participação da sua empresa. Conheça o programa preliminar do evento e o layout da área de exposição no Site do ABINEE TEC 2012.
* Matéria originalmente publicada na revista Mecatrônica Atual; Ano: 10; N° 54; Jan / Fev – 2012
Fonte - www.mecatronicaatual.com.br